sexta-feira, 7 de março de 2008

Termos / Conceitos Turisticos

A sazonalidade turística ou sazonalidade da demanda turística é um fenômeno que é caracterizado pela instabilidade entre oferta e procura nos determinados períodos do ano, mais especificamente, no caso do turismo, conhecidos como épocas de alta estação e baixa estação.

Estações do ano, férias escolares e de trabalho e poder aquisitivo são fatores que podem influenciar a sazonalidade da demanda turística.

A sazonalidade é indesejável, pois, nas épocas de baixa estação, pode causar falências de empresas e, consequentemente, desempregos. Durante a alta estação, ela pode gerar inflação no núcleo receptor. O ideal é que haja equilíbrio entre oferta e demanda durante todo o ano, evitando assim a sazonalidade e os factores prejudiciais à actividade turística que são por ela causados.

Turismologia é a ciência centralizada no estudo do Turismo. Ela se preocupa em conhecer e estudar o turismo em sua totalidade.

Relaciona-se com as ciências sociais e as ciências económicas, e surgiu para que os componentes do turismo não fossem estudadas isoladamente.

O termo "turismologia" surgiu nos anos 60. Mas foi Zivadin Jovicic, o cientista considerado "pai da turismologia", que a popularizou, quando fundou a revista do mesmo nome em 1972.

Turismologia foi, para Jovicic e outros científicos, o termo perfeito para o nome da ciência do turismo, porque é simples e acertado, desde o ponto de vista da linguagem.

A Turismóloga brasileira Margarita Barreto, define a turismologia como:

"... o estudo do fenómeno turístico enquanto fato social (no sentido dado a esta expressão por Durkheim no século XIX). O turismo é o fenómeno em si. São duas coisas diferentes: o fenómeno e o estudo do fenómeno".

Na França, e no idioma francês, foi Jean Michael Hoerner (2000) quem popularizou o termo "tourismologie", com suas obras:

  • "Traité de tourismologie. Pour une nouvelle science touristique".
  • "La Science du Tourisme. Précis franco-anglais de Tourismologie".

Ciência do turismo, turismografia e outros termos

Alguns turismólogos preferem falar de "ciência do turismo" (como Alberto Sessar) ou "turismografia" (como o italiano Umberto Fragola).

O termo "turistologia", inventado por Pierr Defert, em 1066, foi rechaçado definitivamente pelos cientistas.

Igualmente, hoje em dia, o termo turismologia é o termo mais utilizado pelos turismólogos, e é cada vez mais popular na disciplina.


O Trade Turístico é o conjunto de equipamentos da super-estrutura constituintes do produto turístico.

Caracterizados com meios de hospedagem, bares e restaurantes, Centros de Convenções e Feiras de Negócios, Agências de Viagem e Turismo, empresas de transporte, lojas de suvenir’s e toda as actividades comerciais periféricas ligadas directa ou indirectamente a actividade turística.




Sem comentários: