A sazonalidade turística ou sazonalidade da demanda turística é um fenômeno que é caracterizado pela instabilidade entre oferta e procura nos determinados períodos do ano, mais especificamente, no caso do turismo, conhecidos como épocas de alta estação e baixa estação.
Estações do ano, férias escolares e de trabalho e poder aquisitivo são fatores que podem influenciar a sazonalidade da demanda turística.
A sazonalidade é indesejável, pois, nas épocas de baixa estação, pode causar falências de empresas e, consequentemente, desempregos. Durante a alta estação, ela pode gerar inflação no núcleo receptor. O ideal é que haja equilíbrio entre oferta e demanda durante todo o ano, evitando assim a sazonalidade e os factores prejudiciais à actividade turística que são por ela causados.
Turismologia é a ciência centralizada no estudo do Turismo. Ela se preocupa em conhecer e estudar o turismo em sua totalidade.
Relaciona-se com as ciências sociais e as ciências económicas, e surgiu para que os componentes do turismo não fossem estudadas isoladamente.
O termo "turismologia" surgiu nos anos 60. Mas foi Zivadin Jovicic, o cientista considerado "pai da turismologia", que a popularizou, quando fundou a revista do mesmo nome em 1972.
Turismologia foi, para Jovicic e outros científicos, o termo perfeito para o nome da ciência do turismo, porque é simples e acertado, desde o ponto de vista da linguagem.
A Turismóloga brasileira Margarita Barreto, define a turismologia como:
"... o estudo do fenómeno turístico enquanto fato social (no sentido dado a esta expressão por Durkheim no século XIX). O turismo é o fenómeno em si. São duas coisas diferentes: o fenómeno e o estudo do fenómeno".
Na França, e no idioma francês, foi Jean Michael Hoerner (2000) quem popularizou o termo "tourismologie", com suas obras:
- "Traité de tourismologie. Pour une nouvelle science touristique".
- "La Science du Tourisme. Précis franco-anglais de Tourismologie".
Ciência do turismo, turismografia e outros termos
Alguns turismólogos preferem falar de "ciência do turismo" (como Alberto Sessar) ou "turismografia" (como o italiano Umberto Fragola).
O termo "turistologia", inventado por Pierr Defert, em 1066, foi rechaçado definitivamente pelos cientistas.
Igualmente, hoje em dia, o termo turismologia é o termo mais utilizado pelos turismólogos, e é cada vez mais popular na disciplina.
O Trade Turístico é o conjunto de equipamentos da super-estrutura constituintes do produto turístico.
Caracterizados com meios de hospedagem, bares e restaurantes, Centros de Convenções e Feiras de Negócios, Agências de Viagem e Turismo, empresas de transporte, lojas de suvenir’s e toda as actividades comerciais periféricas ligadas directa ou indirectamente a actividade turística.
Sem comentários:
Enviar um comentário