A Sócio - economia apresenta os Princípios do Turismo Sustentável e os seus Enunciados. Os princípios abaixo são ideais filosóficos que norteiam o funcionamento dos negócios do mercado de turismo sustentável e suas inter-relações com o os sistemas social e ambiental directamente envolvidos.
A sustentabilidade do turismo é o resultado almejado na busca do equilíbrio ambiental, da justiça social e da viabilidade económica, nos processos que compõem o turismo como indústria. Isto, na perspectiva de que o turismo contribui para garantir às actual e próximas gerações, bem como a manutenção ou a melhoria destes aspectos.
A Coluna Mundo Ambiental, nessa semana, vai apresentar os Princípios do Turismo Sustentável e os seus Enunciados. Os princípios abaixo são ideais filosóficos que norteiam o funcionamento dos negócios do mercado de turismo sustentável e suas inter-relações com o os sistemas social e ambiental directamente envolvidos.
A sustentabilidade do turismo é o resultado almejado na busca do equilíbrio ambiental, da justiça social e da viabilidade económica, nos processos que compõem o turismo como indústria. Isto, na perspectiva de que o turismo contribui para garantir às actual e próximas gerações, bem como a manutenção ou a melhoria destes aspectos.
Primeiro Princípio: Respeito à Legislação Vigente
O turismo deve respeitar a legislação vigente, em todos os níveis, no país e as convenções internacionais de que o país é signatário.
Segundo Princípio: Garantir os Direitos das Populações Locais
O turismo deve buscar e promover mecanismos e ações de responsabilidade social, ambiental e de equidade económica, inclusive o respeito e a defesa dos direitos humanos e de uso da terra, mantendo ou ampliando, a médica, inclusive o respeito e a defesa dos direitos humanos e de uso da terra, mantendo ou ampliando, a médio e longo prazos, a dignidade dos trabalhadores e comunidades envolvidas.
Terceiro Princípio: Conversar o Ambiente Natural e sua Biodiversidade
Em todas as fases de implantação e operação, o turismo deve adotar práticas de mínimo impacto sobre o ambiente natural, monitorizando e mitigando efectivamente os impactos, de forma a contribuir para a manutenção das dinâmicas e processos naturais em seus aspectos paisagísticos, físicos e biológicos, considerando o contexto social e económico existente.
Quarto Princípio: Considerar o Património Cultural e Valores Locais
O turismo deve reconhecer e respeitar o património histórico-cultural das regiões e localidades receptoras e ser planeado, implementado e gerido em harmonia às tradições e valores culturais, colaborando para seu desenvolvimento.
Quinto Princípio: Estimular o Desenvolvimento Social e Económico dos Destinos Turísticos
O turismo deve contribuir para o fortalecimento das economias locais, a qualificação das pessoas, a geração crescente de trabalho, emprego e renda, e o fomento da capacidade local de desenvolver empreendimentos turísticos.
Sexto Princípio: Garantir a Qualidade dos Produtos, Processos e Atitudes
Sexto Princípio: Garantir a Qualidade dos Produtos, Processos e Atitudes
O turismo deve avaliar e atender às expectativas do turista estabelecendo, documentando, divulgando e reconhecendo padrões de higiene, segurança, informação, educação ambiental e atendimento.
Sétimo Princípio: Estabelecer o Planeamento e a Gestão Responsáveis
O turismo deve estabelecer procedimentos éticos na gestão de negócios, visando engajar a responsabilidade social, económica e ambiental de todos os integrantes da actividade, incrementando o comprometimento do seu pessoal, fornecedores e turistas com a sustentabilidade dos destinos e do próprio negíco desde a elaboração de sua missão, objetivos, estratégias, metas, planos e processos de gestão, de forma documentada.
Depois de conhecidos os Princípios para o Turismo Sustentável, cabe às autoridades, membros do trade turístico (operadoras, agências, proprietários de hotéis e outros empresários do turismo) e aos próprios turistas, respeitarem essas regras e consequentemente contribuirem com a conservação do meio ambiente.
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