domingo, 24 de fevereiro de 2008

A Importancia do Turismo

A Importância do Turismo Sustentável

A Sócio - economia apresenta os Princípios do Turismo Sustentável e os seus Enunciados. Os princípios abaixo são ideais filosóficos que norteiam o funcionamento dos negócios do mercado de turismo sustentável e suas inter-relações com o os sistemas social e ambiental directamente envolvidos.

A sustentabilidade do turismo é o resultado almejado na busca do equilíbrio ambiental, da justiça social e da viabilidade económica, nos processos que compõem o turismo como indústria. Isto, na perspectiva de que o turismo contribui para garantir às actual e próximas gerações, bem como a manutenção ou a melhoria destes aspectos.

A Coluna Mundo Ambiental, nessa semana, vai apresentar os Princípios do Turismo Sustentável e os seus Enunciados. Os princípios abaixo são ideais filosóficos que norteiam o funcionamento dos negócios do mercado de turismo sustentável e suas inter-relações com o os sistemas social e ambiental directamente envolvidos.

A sustentabilidade do turismo é o resultado almejado na busca do equilíbrio ambiental, da justiça social e da viabilidade económica, nos processos que compõem o turismo como indústria. Isto, na perspectiva de que o turismo contribui para garantir às actual e próximas gerações, bem como a manutenção ou a melhoria destes aspectos.

Primeiro Princípio: Respeito à Legislação Vigente

O turismo deve respeitar a legislação vigente, em todos os níveis, no país e as convenções internacionais de que o país é signatário.

Segundo Princípio: Garantir os Direitos das Populações Locais

O turismo deve buscar e promover mecanismos e ações de responsabilidade social, ambiental e de equidade económica, inclusive o respeito e a defesa dos direitos humanos e de uso da terra, mantendo ou ampliando, a médica, inclusive o respeito e a defesa dos direitos humanos e de uso da terra, mantendo ou ampliando, a médio e longo prazos, a dignidade dos trabalhadores e comunidades envolvidas.

Terceiro Princípio: Conversar o Ambiente Natural e sua Biodiversidade

Em todas as fases de implantação e operação, o turismo deve adotar práticas de mínimo impacto sobre o ambiente natural, monitorizando e mitigando efectivamente os impactos, de forma a contribuir para a manutenção das dinâmicas e processos naturais em seus aspectos paisagísticos, físicos e biológicos, considerando o contexto social e económico existente.

Quarto Princípio: Considerar o Património Cultural e Valores Locais

O turismo deve reconhecer e respeitar o património histórico-cultural das regiões e localidades receptoras e ser planeado, implementado e gerido em harmonia às tradições e valores culturais, colaborando para seu desenvolvimento.

Quinto Princípio: Estimular o Desenvolvimento Social e Económico dos Destinos Turísticos

O turismo deve contribuir para o fortalecimento das economias locais, a qualificação das pessoas, a geração crescente de trabalho, emprego e renda, e o fomento da capacidade local de desenvolver empreendimentos turísticos.

Sexto Princípio: Garantir a Qualidade dos Produtos, Processos e Atitudes

Sexto Princípio: Garantir a Qualidade dos Produtos, Processos e Atitudes

O turismo deve avaliar e atender às expectativas do turista estabelecendo, documentando, divulgando e reconhecendo padrões de higiene, segurança, informação, educação ambiental e atendimento.

Sétimo Princípio: Estabelecer o Planeamento e a Gestão Responsáveis

O turismo deve estabelecer procedimentos éticos na gestão de negócios, visando engajar a responsabilidade social, económica e ambiental de todos os integrantes da actividade, incrementando o comprometimento do seu pessoal, fornecedores e turistas com a sustentabilidade dos destinos e do próprio negíco desde a elaboração de sua missão, objetivos, estratégias, metas, planos e processos de gestão, de forma documentada.

Depois de conhecidos os Princípios para o Turismo Sustentável, cabe às autoridades, membros do trade turístico (operadoras, agências, proprietários de hotéis e outros empresários do turismo) e aos próprios turistas, respeitarem essas regras e consequentemente contribuirem com a conservação do meio ambiente.

Sem comentários: