terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

O Turismo E seus conceitos

O termo turismo é originário da palavra francesa tour – que quer dizer viagem circular, derivada do latim tornare – girar, arredondar. O fenômeno turístico está relacionado com as viagens, com a visita a um local diverso de residência das pessoas. Assim, o turismo em termos históricos se iniciou quando o homem deixou de ser sedentário e passou a viajar, principalmente motivado pela necessidade de comércio com outros povos. É aceitável, portanto admitir que o turismo de negócios antecedeu o turismo de lazer. Como se vê, o hábito de viagens para outras localidades, por inúmeros motivos, é um fenômeno antigo na história da humanidade.

O conceito de turismo é uma matéria bastante controversa segundo os autores que tratam deste assunto. O turismo está relacionado com viagens, porém não são todas as viagens que são consideradas como turismo.


A OMT – Organização Mundial do Turismo define turismo como “o deslocamento para fora do local de residência por período superior a 24 horas e inferior a 60 dias motivados por razões não-econômicas”.


Já em 1910, o economista austríaco Herman Von Schullard definia o turismo como “a soma das operações, especialmente as de natureza econômica, diretamente relacionada com a entrada, a permanência e o deslocamento de estrangeiros para dentro e para fora de um país, cidade ou região”.


Robert McIntosh afirmou que: “Turismo pode ser definido como a ciência, a arte e atividade de atrair e transportar visitantes, alojá-los e, cortesmente, satisfazer suas necessidades e desejos”.

Sem comentários: